Um pouco sobre Elder Scrolls...

Bom dia pessoal, tudo bem? Hoje trago pra vocês um conteúdo sobre Elder Scrolls e as teorias que criei com base em vídeos e na Lore dos jogos. Primeiramente, quero deixar registrado que tenho admiração pelo trabalho feito em Elder Scrolls Online. É uma sensação muito boa poder visitar quase todas as regiões de Tamriel no jogo. Além disso, é muito legal sentir que você, no início, é bem fraco e vai evoluindo no jogo. Esses dias, eu consegui banir sozinho uma quantidade terrível de Daedras em uma daquelas Âncoras do Oblivion, fiquei muito feliz com essa pequena cnquista. Porém, antes de começar a inventar teorias e contar histórias, quero fazer também uma crítica ao jogo, pois o preço que se paga para ter acesso aos diferentes territórios de Tamriel é muito, muito alto, mas não posso dizer que não vale a pena. Gostei muito de Skyrim, aquele jogo tem uma estética única e muitas possibilidades, mas ele peca na movimentação do jogador, na qualidade dos gráficos e na quantidade enorme de bugs que eu não encontrei nem no Assassin's Creed Unity.

Mas, fora as críticas, devo ressaltar: a História, a Lore de Elder Scrolls, é, na minha visão, a melhor já criada entre os games de RPG de console. É uma coisa de outro mundo, muito imersiva e cheia de possibilidades.

Se vocês conhecem um pouco da Lore de Elder Scrolls vão lembrar que no ano 2703 da Primeira Era aconteceu a primeira invasão de Tamriel por um exército do continente oriental de Akavir. No primeiro momento, uma gigantesca armada dos Tsaesci atracou na costa noroeste de Tamriel, marchando por Morrowind e por Skyrim até as Montanhas Jerall. Os Akaviri foram atacados por Vivec e pelos Dreugh e, sendo forçados a fugir até a Passagem Pálida, foram surpreendidos por um exército unido de Cyrodiil, liderado pelo comandante Reman, que era considerado um deus devido ao seu poder imensurável. Nesse momento o exército de Akavir rendeu-se e então, o comandante Akavir disse que haviam encontrado o que procuravam, o deus que caminhava sobre Tamriel, Reman Cyrodiil, o Dragonborn.

O exército de Akavir acabou sendo integrado ao exército dos imperiais. O famoso grupo de guerreiros de elite e caçadores de dragões conhecido como Blades, ou Dragonguard de Akavir, são os descendentes dos invasores de Tamriel da Primeira Invasão Akavir.


File:LG-cardart-Defense of Bruma.png
Guerreiros Blades defendendo Bruma do ataque de Mehrunes Dagon em 3E 433, no TES Legends. Do link: https://images.uesp.net/thumb/d/d9/LG-cardart-Defense_of_Bruma.png/396px-LG-cardart-Defense_of_Bruma.png

Muito se especula sobre quem eram esses povos de Akavir que invadiram Tamriel, os Tsaesci. Em alguns dos Livros de Lore, como no caso do livro Akavir Misteriosa, de um autor desconhecido, os Tsaesci são descritos como um povo serpente vampírico, coberto por escamas douradas e que são imortais. Na minha visão, esse livro não é muito confiável, prefiro acreditar nas imagens dos jogos do que em um livro de Lore de autoria de um NPC desconhecido.

Assim, há uma discussão que envolve as seguintes questões: os Akaviri são um povo com a parte de cima humana e uma cauda de serpente? Ou então seriam eles serpentes com formato de corpo humanóide, como é o caso dos Homens Serpente do universo de Conan? Há também a possibilidade de eles serem apenas humanos mal interpretados por um escritor antigo e que se baseou em lendas? A raça das Lamias teria alguma relação com os Tsaesci? A resposta para essas questões ainda é inexistente na Lore de Elder Scrolls, mas tenho uma teoria.

File:ON-creature-Lamia.jpg
Lamia em ESO. Do link: https://images.uesp.net/thumb/b/b8/ON-creature-Lamia.jpg/600px-ON-creature-Lamia.jpg


Conan Exiles-Serpentman by https://giuseppedirosso.deviantart.com ...
Homem-Serpente em Conan Exiles. Do link: https://i.pinimg.com/originals/a1/3a/f2/a13af223d1c92d85653b69b245fc5391.jpg

Minha teoria é que os Tsaesci que invadiram Tamriel na Primeira Era eram apenas humanos. Isso mesmo, humanos que, através do medo que geraram no imaginário do povo de Tamriel, foram interpretados como monstros bestiais. Em Elder Scrolls IV: Oblivion, os invasores Akaviri são mostrados na forma humanóide, assim como no Mural de Alduin, no Templo do Refúgio Celestial, em Skyrim e também  em Elder Scrolls Online.

File:ON-npc-Proconsul Beloren-Kaie.jpg
Procônsul Beloren-Kaie em TESO. Do link: https://images.uesp.net/thumb/9/97/ON-npc-Proconsul_Beloren-Kaie.jpg/600px-ON-npc-Proconsul_Beloren-Kaie.jpg

File:OB-npc-Akaviri Commander Mishaxhi.jpg
Comandante Akaviri Mishaxhi em TES IV: Oblivion. Do link: https://images.uesp.net/thumb/0/09/OB-npc-Akaviri_Commander_Mishaxhi.jpg/600px-OB-npc-Akaviri_Commander_Mishaxhi.jpg

Será que nenhum outro povo participou dessa invasão a Tamriel? Talvez outros Akaviris?

Comentários

  1. Elder Scrolls parece ser um RPG bem daora, mas nunca joguei devido ao pouco contato com consoles. Porém, tenho uma recomendação/rival de peso similar no PC o World of Warcraft (se uma vez tiver a chance de jogar, jogue). Tem uma boa experiência de progresso e um universo complexo além de outras coisas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado amigo! Assim que eu tiver acesso a um PC daqueles irei jogar World of Warcraft. Também tenho muita vontade de jogar os games da série Total War e Ultimate Battle Simulator.

      Excluir

Postar um comentário